"E aconteceu que chegando ele perto de Jericó, estava um cego assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem; e, chegando ele, perguntou-lhe, Dizendo: Que queres que te faça? E ele disse: Senhor, que eu veja. E Jesus lhe disse: Vê; a tua fé te salvou. E logo viu, e seguia-o, glorificando a Deus. E todo o povo, vendo isto, dava louvores a Deus." (Lucas 18:35-43).
Domingo após domingo venho tendo a oportunidade de observar a igreja por um ângulo diferente. Creio que em algum post mais antigo já tenha falado da atitude de alguns na hora do culto, e infelizmente, as mesmas ações continuam a acontecer. Neste domingo (11/07) por exemplo, pude notar que depois do louvor, alguns jovens se retiraram do templo, e foram fazer algo, que na ocasião, talvez julgaram ser mais interessante que a palavra. E mais uma vez perderam a oportunidade de ouvir Deus falar.
Falando agora a respeito da citação bíblica, me impressiona a atitude do cego chamado Bartimeu. A bíblia narra que ele estava assentado fora da cidade, sentado à beira da estrada mendigando. Não posso discorrer muito sobre a situação de Bartimeu, pois não tenho estudo teológico para tal. Mas imagine a situação, você sendo cego, e vive às custas de esmolas? Difícil, não parece?
Se olharmos para a situação de muitos mendigos que vivem em nossas ruas, mesmo que não sejam cegos, já dá pra se ter uma noção de quão miserável viria ser a situação de um mendigo cego. Muito provavelmente, ele era mendigo devido a sua deficiência, pois é comum vermos personagens bíblicos em situação semelhante por causa de enfermidades ou deficiência.
Para mim, o cristão cego está na mesma situação que Bartimeu. Mendigando! Infelizmente é essa a situação de muitos cristãos, tanto jovens quanto adultos. São cegos espirituais, pessoas que, por mais que o Senhor esteja à sua frente, eles não conseguem enxerga-lo. Não conseguem enxergar que Deus nos fala nos cultos dominicais, no nosso dia a dia, que Ele nos concede pequenos e grandes milagres todos os dias.
Cristãos cegos, fazem da igreja um ponto de encontro, já que não conseguem ver o Pai ali. E penso eu que, se na igreja, que é um lugar para se adorar a Deus, eles não o fazem, dificilmente farão durante a semana em suas casas. Assim como com personagem, essa cegueira é permanente, e não momentânea, como se ela só nos afetasse aos domingos.
Há quanto tempo você não tem visto o agir de Deus na tua vida? Faz tempo? Querido, sinto dizer, mas és um cego espiritual. Você acha que Deus criou seus filhos para viverem andando como cegos? Mendigando à beira das estradas da vida? Se você crê nisso, não cremos no mesmo Deus!
O Deus que eu creio e conheço faz diferente; "E, ouvindo passar a multidão, perguntou que era aquilo. E disseram-lhe que Jesus Nazareno passava. Então clamou, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim. E os que iam passando repreendiam-no para que se calasse; mas ele clamava ainda mais: Filho de Davi, tem misericórdia de mim! Então Jesus, parando, mandou que lho trouxessem;". É assim que o Deus que eu conheço age.
0 comentários:
Postar um comentário