"Assim que já não sois estrangeiros, nem forasteiros, mas concidadãos dos santos, e da família de Deus; edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra angular; no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para templo santo no Senhor. No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." (Efésios 2:19-22)
Hoje pela manhã fui a igreja, e esse foi o texto sobre o qual o pregador discorreu. Enquanto ele desenvolvia sua pregação fiquei refletindo sobre a leitura bíblica que o pastor nos propôs, e o primeiro versículo foi o que me chamou mais a atenção. " Assim que já NÃO SOIS ESTRANGEIROS, NEM 'PEREGRINOS', MAS CONCIDADÃOS DOS SANTOS E DA FAMÍLIA DE DEUS."
A palavra 'peregrinos' segundo o dicionário significa:
peregrino
1. Que ou o que anda em peregrinação.
2. Viajante, romeiro.
3. Estrangeiro.
4. Que está nesta vida para passar à eterna.
5. Raro, singular, essencial, que é poucas vezes visto.
6. Que é muito formoso ou perfeito.
7. Alheio ao assunto ou propósito.
(fonte: dicionário online)
Atentando para as duas primeiras definições da palavra, vi que essa é é realidade de muitos jovens na igreja. É fato que todo jovem gosta de mudança, de uma vida agitada (existem as exeções, quem me conhece sabe que faço parte destas), de mudanças constates, e mesmo eu que acabei de me incluir nas exeções, vez por outra gosto de algo novo na rotina.
Creio que essa necessidade de novidades constantes no cotidiano é responsável por influenciar no que podemos chamar de 'processo de peregrinação'. E esse 'processo' que falo aqui, é um paralelo com os altos e baixos que nós vivemos em nossa caminhada. É nessa hora que nos tornamos peregrinos. Dependendo da situação de cada pessoa, essa peregrinação é apenas de comunidade, de ministério, mas também pode ser de fé, de crença, conceitos.
A palavra nos diz que não somos mais 'forasteiros ou peregrinos' e sim 'concidadão dos santos', e da família do próprio Deus. Queridos, não podemos nos esquecer dessa afirmação profética, eu e você somos família do Senhor, fomos criados para ser santos, embora esse processo demore ou pareça ser doloroso, mas foi para isso que fomos criados. Temos que deixar de lado esse sentimento de 'rebeldia jovem' para com as coisas de Deus, e seria bom que com as demais. Sempre discordei dessa atitude, mesmo quando tinha idade pra isso, e infelizmente acabei uma vez, cedendo a esse impulso que é natural dos jovens.
O ultimo versículo nos fala "No qual também vós juntamente sois edificados para morada de Deus em Espírito." Estamos sendo edificados a cada dia, as lutas, provações, desertos, tudo isso é para nossa edificação na 'pedra angular' que é Cristo nosso Senhor. Esse texto ainda nos fala sobre sermos 'edifício', e que realmente sejamos isso para morada do Espírito Santo de Deus e não, (me permitam fazer um trocadilho infame), 'É DIFÍCIL' de Deus. Você é filho amado do Senhor, foi por sua vida que Ele se entregou, para que um dia você possa estar caminhando lado a lado com Ele em seu reino celestial.
Que o amor de Deus esteja conosco hoje e sempre. Amém!
0 comentários:
Postar um comentário