Ao na sexta-feira pela manhã, depois de uma ótima noite de sono, o primeiro pensamento que me veio à cabeça foi o filme 'O Senhor dos Anéis'. Bem, mas o que isso tem haver como o blog? Você pode se perguntar. Eu também me fiz essa pergunta.
A sim, respondendo a pergunta, o filme tem haver com nossa caminhada cristã. Na verdade, a história de dois personagens em particular. Frodo Bolseiro e seu amigo Samwise Gamgee (Sam). Se você não viu o filme, vou explicar um pouco.
No enredo, Frodo se encarrega de uma missão muito importante, que é na verdade a principal do filme. Levar o 'Anel do Poder' para ser destruído. Parece fácil, mas o anel exerce uma força de controle sobre a pessoa que o está carregando. Nessa caminhada até o local onde o ‘anel’ deve ser destruido vão Frodo e Sam e um terceiro personagem, o Gollum.
Durante a caminhada, Frodo sofre a cada momento as tentações feitas pelo anel, por algum tempo ele consegue resisti-las, mas com o passar dos dias ele vai enfraquecendo, e cada vez mais cedendo às tentações, ficando vulnerável até às influências de Gollum, que tenta roubar o anel por várias vezes. Porém, seu amigo Sam, em todos esses momentos esteve ao seu lado ajudando-o, livrando Frodo a superar as tentações que a jóia lhe impunha. Em alguns momentos Sam chega a carregar nas costas seu amigo já sem forças.
E por fim, com a grande ajuda do seu amigo, Frodo consegue cumprir sua missão.
Mas ainda não entendo o que esse filme tem haver com minha vida? Você pode estar se perguntando. Bem, vamos aos paralelos:
O anel é como o pecado em nossas vidas, as tentações diárias que sofremos. A caminhada que Frodo teve se compara a nossa, uma caminhada muitas vezes difícil. E Sam, aqueles amigos que Deus coloca em nossas vidas para serem suporte nos momentos difícieis.
Para quem Mem conhece um pouco, sabe que num dado momento de minha caminhada cristã eu desisti, deixei ministério, amigos e na minha cabeça, até Deus para traz e fui ‘viver minha vida’ com as minhas regras, do jeito que eu queria. Foi uma época onde eu abusei do ‘direito de pecar’ se é que existe tal direito. Era como se diz por aí “sexo drogas e rock and roll”.
Só que Deus com sua imensa misericórdia, me chamou de volta.
E para tal, o Senhor usou meus “antigos ‘AMIGOS (SAM)’” para que eu pudesse me aproximar novamente. Depois que passei a ter de volta o convívio com meus amigos da comunidade que fazia parte, fui me dando conta dos meus erros, das minhas atitudes, e eles a cada dia me alertando sobre as coisas que eu estava fazendo.
Hoje graças a deus passado esse episódio, e firmado na fé em Cristo, agradeço a Deus pelos amigos que tenho, pois sei que assim como Sam foi para Frodo um suporte nos momentos difíceis, assim são os meu amigos para comigo. Sempre estamos ajudando uns aos outros, a cada dia fortalecendo nossa amizade, nos policiando e compartilhando alegria e tristezas.
Já disse isso umas duas vezes na nossa igreja, procure ter amigos na sua comunidade, pois em momentos difíceis, momentos de duvidas, sempre vão ter amigos com soluções diferentes e extremas. E se sues amigos forem como os meus creio que Deus falará através deles com você, para lhe mostrar em que direção seguir. E caso você já os tenha, procure ser como Sam para eles, não importando o sacrifício. Pois o Senhor mesmo nos diz: “amai-vos uns aos outros”.
Que o amor de Deus esteja conosco hoje e sempre. Amém.
Que o amor de Deus esteja conosco hoje e sempre. Amém.
0 comentários:
Postar um comentário